Bases

As "premissas autorais" do Horizontes RPG são:

1 - O Horizontes RPG é um cenário de campanha em português compatível com o conteúdo criado para o Pathfinder Roleplaying Game Reference Document (PRD), sem necessidade de muitas alterações. Mesmo que Pathfinder RPG seja lançado em português, dificilmente Golarion, seu único cenário de campanha mantido pelos mesmos editores, será traduzido. E mesmo que seja, seu preço não sairá por menos de R$ 100,00, tornando-o inviável para boa parte dos jogadores que não falam português. A ideia aqui é criar algo que seja acessível para todos os falantes da língua portuguesa, dentro dos limites impostos a todas as coisas criadas sem a intenção de se dedicar profissionalmente. Não se trata de uma tradução do PRD. Infelizmente, isto exigiria uma estrutura muito mais complexa, de iniciativas nobres como Nação Garou. Portanto, até que alguém traduza de fato o Pathfinder RPG, ou seu PRD, os jogadores ainda precisarão de um falante da língua inglesa para pelo menos explicar as regras.

2 - O Vasto Mundo é uma visão fantástica do período das Grandes Navegações, com versões estilizadas de elementos como colônias, Impérios, povos selvagens, miscigenação, escravidão, disputas entre fé razão (e misticismo), etc. Mesmo havendo lá fora cenários baseados na Idade Moderna, eles parecem nunca saber tratar bem do mundo ibérico, nem se preocupam muito em mostrar características menos eurocêntricas, como as culturas indígenas, a expansão dos bandeirantes, a pirataria como sabotagem e espionagem, as diferenças de objetivos entre as nações. Não se trata de uma correlação direta, porque não há nenhuma necessidade de cobrir todos os elementos desse período. Também não é uma visão ideológica, cujo objetivo seja demonizar a Europa ou idealizar a América. Muito menos há alguma exigência de se ater somente a isto: haverá um continente helênico por exemplo. Trata-se na verdade, de uma referência, um ponto de partida, e seu objetivo é puramente estilístico. Para se ter uma ideia, o Vasto Mundo estará para as Grandes Navegações assim como Eberron está para o Período Entreguerras.

3 - O Vasto Mundo é um único plano material imerso em uma grande redoma mágica - Os Fados . Esta é a maior mudança em comparação com as regras do PRD - pois magias e regras planares serão alteradas para entrar de acordo com a cosmologia única do cenário. Mas isto não se trata de não haver magias e "viagens planares": as Fissuras são barreiras que impedem que terras geograficamente vizinhas se comuniquem naturalmente, impedindo navegações ou grandes viagens nos moldes tradicionais. Uma pessoa que entre em uma Fissura sem cuidado vai ser transportado para espaços diferentes, e dificilmente vai saber onde vai sair: em um reino desconhecido, no meio de uma floresta, no mesmo lugar que entrou, ou até ficar perdido em locais mágicos. Para se viajar entre uma das Terras (nome outrora dado aos continentes, e que hoje são as divisões criadas pelas barreiras) e outra, é preciso que se encontre o caminho correto. Contudo, quase todos os caminhos conhecidos são muito bem protegidos pelos seus defensores. Por isso, muitos grupos tentam derrubar estas barreiras, outros tentam desvendá-las, e existem até aqueles que querem simplesmente protegê-las. Estas barreiras e seus caminhos secretos são o maior desafio do Vasto Mundo e suas Terras..

4 - Horizontes RPG é um jogo sobre "a busca". Quando montar uma campanha para ele, a primeira coisa que se deve ter em mente é sobre o que será esta busca. Todos os elementos importantes do cenário, em especial aqueles para dar opções de criação de personagem (raças, classes, organizações, etc.) trarão sugestões de buscas a serem realizadas, algumas discretas, outras bem óbvias. Nenhuma delas, entretanto, deverá ser obrigatória. O importante é dar conteúdo ao GM e aos jogadores, mas quem irá decidir sobre o que será a campanha tem que ser a mesa de jogo, não os livros ou autores. Assim, será importante tomar cuidado com o texto para que não dê a entender que nós sabemos como o jogo deve ser.

5 - Horizontes RPG será um jogo de criação orgânica. Ele pretende crescer a partir das seguintes fontes: (1) Campanhas de aventuras, chamadas de Veredas, que serão divididas em partes (normalmente trilogias), e trarão junto com cada aventura conteúdos como cidades, novas regras, monstros, e opções para personagens. (2) Pequenos textos autorais de grandes mestres convidados a participar. Estes irão escrever com muita liberdade, precisando seguir apenas as regras abaixo definidas:

Todo trabalho autoral deverá respeitar os princípios:
  1. Manter-se no tema proposto. As diretrizes comprometidas precisarão ser cumpridas. Um autor só se compromete a participar da elaboração do conteúdo depois que recebe e concorda com as diretrizes. As diretrizes podem ser facilmente negociadas. Nenhuma diretriz será alterada depois de confirmada com o autor, a menos que este concorde com as mudanças.
  2. "Retcon autorizado": Durante seu texto, para alterar, continuar, ou explicar algum conteúdo criado por outro autor, deverá haver o consentimento do mesmo. Isto servirá inclusive para regras.
  3. Respeitar o formato das Agendas. Quando for criar um elemento novo, tente encaixá-lo em algum dos subgêneros do cenário (High Fantasy, Classic, Dark Fantasy, Pulp, Magical Realism, Epic Fantasy). Caso queira criar conteúdo para múltiplas agendas, escreva em uma redação que permita ao GM visualizá-los em separado. Esta diferenciação podem vir em forma de caixas de texto isoladas, capítulos, ou até mesmo mera divisão em parágrafos. Não há necessidade, no entanto, de deixar explícito que há agendas: o GM terá condições de separá-la, se quiser, ou simplesmente não vai se importar com isto.
  4. O PRD é prioridade nas regras. Antes de criar uma nova regra sobre alguma coisa, dê prioridade ao que já está disponível no PRD. Para criar algo que fique em conflito com o PRD, será fundamental citar a existência deste conteúdo. E o coordenador do cenário poderá se sentir livre para descontinuar o uso do das regras em conflito com o PRD.
  5. Todo nome em inglês originário do PRD deverá estar em itálico. Toda citação de nomes de produtos em negrito.
  6. Havendo desrespeito de direitos autorais, o conteúdo será eliminado.