sábado, 3 de agosto de 2013

Tempos dos Encontros (Anos 4500 - 5500)

Os Mortais Menores, que um dia foram vítimas de desmandos e tiranias de outras criaturas, passaram a ter seus próprios iguais como líderes. Seus reinos e impérios cresceram, e consequentemente, durante esta expansão, começaram a se encontrar. Em alguns casos houve diplomacia e comércio, outros sincretismos, mas boa parte das vezes em que isso aconteceu resultou em guerra e conquista.

Os primeiros exploradores de outras terras foram os anões. Pelas suas Terras Congeladas, eles conseguiram atravessar mares congelados, mas principalmente por um tortuoso e quase infinito caminho subterrâneo. Um cisma entre sua raça, a partir de ideologias diferentes, fez com que muitos quisessem partir em busca de vidas novas. Seu destino principal foram as Terras Sombrias (então ainda uma parte das Terras Feéricas), e lá escreveram uma nova etapa da história de seu povo através das guerras com os orcs nativos.

Nas Terras Feéricas, os primeiros estrangeiros foram os elfos do eclipse - uma etnia que redescobriu a conexão de sua raça com as fadas, e partiram de suas Terras Selvagens para as Feéricas. Eles se misturaram bem, inclusive com os gnomos, habitantes nativos. Quem chegou com táticas de dominação sujas foram os humanos. Ao descobrir a maldição dos gnomos de serem obrigados a servir quem detém o seu nome verdadeiro, os homens rapidamente conquistaram a maior parte das Terras.

Ainda os humanos, que em especial tinham a característica de já habitarem quase todas as Terras conhecidas, reencontraram suas próprias etnias separadas pelos Tempos Dracônicos. Isso acarretou mais conflitos do que harmonia, mas permitiu o rápido desenvolvimento econômico e social de sua raça. A partir desta nova realidade, os então feudos das Terras Feéricas cresceram e se tornaram grandes reinos. Dois destes reinos, Astúria e Leão, disputaram uma verdadeira corrida tecnológica e mágica para alcançar outras Terras, a fim de criar rotas comerciais e colônias. Assim começou a Corrida do Horizonte, um fenômeno que envolveu governos, nobres, religiosos, aventureiros e até deuses, gerando uma espécie de guerra fria entre os reis. Com estratégias e ideologias bem diferentes, ambos conquistam colônias mundo afora - tornando-se de reinados para Império Asturiano e Império Leonino. Depois dos pioneiros, outros reinos também abririam caminho para a colonização.

As Terras Selvagens foram descobertas a partir do contato com os elfos do eclipse. Esta etnia não teve momento algum a intenção de revelar de onde vieram, mas foi questão de tempo para que os humanos descobrissem e fincassem suas bandeiras por lá. A colonização Selvagem foi intensa e conflituosa, até que Tratados começaram a resolver as principais brigas políticas. O importante, para os Feéricos, era a riqueza trazida das colônias, e a capacidade de comércio com civilizações ricas em bens de todos os tipos. Foram formadas as capitanias (províncias coloniais), e houve entradas e bandeiras em direção ao centro do continente, visando encontrar segredos e riqueza. Os elfos nativos é que sofreram com estas iniciativas, tendo de proteger seus territórios contra os estrangeiros, além das brigas internas que já os havia tirado muitos recursos. 

Esta relação metrópole e colônia persistiria por mais de dois séculos. E Mortais Menores de todos os tipos e lugares queriam novas e prósperas vidas nas viagens intercontinentais. Até que algo aconteceu. De súbito, barreiras mágicas surgiram entre os continentes, e as formas conhecidas de se viajar, que dependiam de geografia e astronomia, simplesmente começaram a falhar. Velejando do oeste a leste o navio acabava surgindo no sul; as chamadas Fissuras criavam bolhas de espaço, como se enviasse os viajantes para dimensões paralelas, especialmente infestadas de perigos, e principalmente comprometendo a capacidade de se chegar a um destino escolhido. E como se não bastasse esse colapso geográfico, outro fenômeno absurdo mudou para sempre o Vasto Mundo: o céu, que era naturalmente um só para todo o mundo (mesmo que estrelas diferentes surgissem em pontos diferentes dos mapas), transformou-se completamente. Para cada uma das Terras, novos  firmamentos, completamente alienígenas, surgiram, formando horizontes diferentes para os navegantes interpretarem. Nas Terras Selvagens, por exemplo, um gigantes planeta com misteriosos aneis passou a aparecer todos os dias. As Terras Feéricas passaram a vislumbrar nove luas diferentes. As Terras Lendárias dois sois. E as constelações ficaram completamente desconhecidas.

Todas esta mudança na própria forma de ser do Vasto Mundo mudou para sempre as relações entre os Mortais Menores. Até mesmo seus deuses se descobriram incapazes de entender o problema, e passaram a ficar eternamente presos às Terras que eles estavam no momento do levantar das Fissuras.

Isto ocorreu a 49 anos atrás. As colônias perderam contato com as metrópoles, e isso afeta dramaticamente a relação entre elas. Os governos estão loucos tentando entrar respostas. Aventureiros descobriram que existem caminhos que permitem atravessar as Fissuras de maneira a chega em seu destino pretendido, mas que isto requer obter conhecimentos perigosos e obscuros. Além disso, na medida em que portais e caminhos são descobertos, os nativos tratam de colocar fortalezas e defesas mágicas sobre eles.

Tudo é muito novo, e a Corrida dos Novos Horizontes começou,  nestes que estão sendo conhecidos como os Tempos de Buscas (Anos 5.500 em diante).

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